FEF
Formação em Estudos Familiares

Como nasceu esta Formação?

Criada em 2020 para atender um público interessado no aprofundamento nas questões da parentalidade, a Formação em Estudos Familiares viu a demanda crescer e se transformar. Depois de duas turmas e mais de 300 alunas formadas, damos um novo passo e começamos aqui, a convidar as pessoas a fazerem parte da terceira turma da FEF – entendendo que formar pessoas para atuarem como Educadoras Parentais é apenas UMA das muitas possibilidades Das turmas anteriores, surgiram coletivos, projetos de arte e cuidado, parcerias com o Ministério Público, atuações em salas de aula e muito mais. A Formação nasceu para preparar pessoas que contribuam para novas relações familiares, em diversos espaços da sociedade.

O que é a Formação em Estudos Familiares?

A FEF atualiza, forma e transforma profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com crianças, adolescentes e famílias, ampliando seu olhar para questões de comportamento e aprendizagem. Uma especialização para quem busca novas ferramentas na condução de processos desafiadores que acontecem naturalmente, quando educamos, e serve também para quem sente que precisa aumentar seu repertório sobre as emoções e como elas nos atravessam e atravessam crianças e jovens.

A partir da experiência atendendo famílias, Lua Barros, educadora parental e especialista em inteligência emocional, criou a Formação em Estudos Familiares, que tem como objetivo atualizar a percepção sobre o comportamento de crianças e jovens, trazendo a visão da disciplina positiva, da educação respeitosa e da CNV (comunicação não-violenta) para o dia-a-dia das instituições.

Pedro Fonseca, co-fundador da Rede Amparo, foi aluno da primeira turma da Formação em Estudos Familiares. Sua atuação é focada no desenvolvimento de novas práticas sociais e pedagógicos através de interações relacionais emocionalmente saudáveis. Pedro é, também, o criador da Sala de Alma, programa formativo para educadores.

Sob o pilar da parentalidade, Lua Barros e Pedro Fonseca conduzem as aulas gravadas e os encontros ao vivo sobre temas que permeiam a vida das crianças cuidadas e dos adultos cuidadores. Além disso, com a participação de convidades nos encontros online (e discussões e partilhas constantes no grupo do WhatsApp), convidam à transformação na maneira que cada pessoa percebe seu trabalho, seu tamanho e sua importância na vida das crianças e jovens que cruzam nossos caminhos. Sem inverter ou invadir o papel de ninguém, a FEF é uma jornada que sacode as estruturas, ampliando o olhar de quem participa.

O que você pode esperar da FEF?

A Formação em Estudos Familiares é um processo sobre aprendizagem socioemocional. Você terá, ao final, repertório aprofundado para atuar ou para enriquecer o seu trabalho atual com famílias. As aulas, as partilhas, os encontros, as referências bibliográficas são os instrumentos que você necessita para fazer deste caminho, uma transformação.

O que esperamos de você?

Basicamente, esperamos de cada participante: comprometimento com as agendas da Formação e escuta atenta e gentil às histórias que serão trazidas aqui. As relações familiares adoeceram muito na nossa geração – e para transformá-las iremos precisar trabalhar juntas.

Ao final da FEF, como vou estar me sentindo?

Desejamos que, assim como nas turmas 1 e 2 da FEF, a força motriz desta turma seja também a vontade de transformar as relações humanas nos ambientes familiares. Esperamos, portanto, que você termine sua Formação ENCORAJADA para convidar mais e mais gente à transformação, através do seu trabalho.

Ementa (aulas gravadas)

Módulo 1: Contexto Social

Aula 1. Criança e Sociedade

Aula 2. A criança na atualidade

Aula 3. Mulher e maternidade

Aula 4. Homens e paternidade


Módulo 2: Nossas emoções

Aula 1. Inteligência Emocional

Aula 2. Emoções como regente das relações

Aula 3. Ciclo das emoções básicas

Aula 4. A criança e as emoções

Módulo 3: Pilares de transformação

Aula 1. Respeito mútuo

Aula 2. Autonomia da criança e do jovem

Aula 3. Comunicação não violenta

Aula 4. Vínculo

Aula 5. Obediência


Módulo 4: Conflitos e ponto de equilíbrio

Aula 1. Conflitos na escola

Aula 2. Conflitos familiares

Aula 3. Ponto de equilíbrio

Módulo 5: Tecnologia e seus atravessamentos

Aula 1. Tecnologia e infância

Aula 2. O cérebro da criança

Aula 3. Adolescência e seus desafios


Módulo 6: Autoestima

Aula 1. Autoestima da criança 

Aula 2. Autoestima do cuidador

Módulo 7: Futuro

Aula 1: O que essas crianças NÃO vão ser quando crescer?
Aula 2: Educação para um mundo de afetos: criando novas relações
Aula 3: Existe mesmo futuro?

O investimento é de R$ 4.800,00 e este valor pode ser pago em até 12x no cartão de crédito (mais as taxas da plataforma transacional). Para pagamentos via Pix à vista (com desconto de R$ 300,00), fale com contato@redeamparo.com.br
As vendas estão encerradas.

Especialistas que já confirmaram presença

  • Bárbara Carine

    Educação Antirracista

  • Elisama Santos

    A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA

  • Renato Noguera

    Ética e Família

  • Mariane Santana

    Neoliberalismo e a formação da família.

  • Pedro Hartung

    Direito e Políticas Públicas das Crianças e das Famílias

  • Fabiolla Duarte

    Winnicott para Educadoras Parentais

  • Mariana Lacerda

    ACEs - Experiências Adversas na Infância

  • Hugo Monteiro

    OS DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA

Agenda de encontros ao vivo no Zoom.

Atenção: os encontros acontecem sempre às 8pm (BRT) e têm em média 2 horas de duração. TODOS os encontros ficam gravados e disponíveis até o final da Formação. Sim, você pode assistir à gravação, caso tenha questões com fuso horário (sem que isso seja um prejuízo para o seu aprendizado). E, sim, os temas trazidos nos encontros podem, devem e serão aprofundados no nosso grupo do Telegram, bem como nos encontros com o Grupo de Apoio aos Estudos Familiares.

1/junho

Como orientar quem quer educar diferente?
Aula inaugural, com Lua Barros

6/junho

Escuta afetiva e efetiva
Com Pedro Fonseca

13/junho

Telas e seu impacto no desenvolvimento infantil
Carol Bueno

15/junho

Estudo de caso
Com Magda Figueiredo

20/junho

Estudo de caso
Com Luiza Menezes

27/junho

Estudo de caso
Com Luiz Garbin

29/junho

Estudo de caso
Com Lua Barros

4/julho

Winnicott para Educadores Parentais
Com Fabiolla Duarte

25/julho

Desafios da Adolescência
Com Hugo Monteiro

8/agosto

Educação Antirracista
Com Bárbara Carine

29/agosto

Ética nas famílias
Com Renato Noguera

5/setembro

O Neoliberalismo e a formação da família
Com Mariane Santana

26/setembro

A banalização da violência
Com Elisama Santos

10/outubro

ACE's - Experiências Adversas na Infância
Com Mariana Lacerda

31/outubro

Direito e Políticas Públicas das Crianças e das Famílias
Com Pedro Hartung

7/novembro
Traumas, emoções e comportamento

Aguardando confirmação da especialista convidada

28/novembro

Com Marina Melo

Dezembro e Janeiro - recesso e revisão de materiais para o TCC
Janeiro, Fevereiro e Março - atendimentos a famílias
Abril - apresentação dos TCC's
Maio - certificados de conclusão da FEF

Lua Barros, co-fundadora da Rede Amparo e criadora da Formação em Estudos Familiares

Só de pensar nesta terceira turma da nossa FEF, tenho mais uma vez aquela sensação que mistura o frio na barriga e os pés firmes no chão: o desafio que esta Formação propõe e a convicção de que as pessoas que farão parte dela estarão inteiras nesse processo, fazendo com que, ao final, este trabalho siga por territórios identitários e núcleos familiares que minha vista sequer alcança. Sou muito grata por saber que estarei muito bem acompanhada e que vamos fazer um maravilhoso trabalho juntas.

DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ FEZ A FEF

  • O curso exacerbou essa minha vontade (agora mais pulsante) de estar com famílias; de mudar a infância através da educação de quem está ao entorno dessas crianças. Para além de todo o conteúdo compartilhado, os encontros com a monitora foram essenciais. As trocas foram de uma potência imensurável que me iniciaram na minha desconstrução e sinalizaram as minhas faltas (de conhecimento, sensibilidade e manejo) no que tange às questões de raça, gênero e classe social. A formação me fez também voltar o olhar para essa nossa profissão de importante papel social e que pequenas mudanças de pensamento, olhar e atitude, podem ter grande repercussão.

    Silvia Freitas

  • Fazer a Formação em Estudos Familiares me deu embasamento, confiança e segurança em mim para ser Família Acolhedora. A elaboração desse trabalho de conclusão de curso foi um processo terapêutico que me permitiu parar e reconhecer de forma mais distanciada a jornada percorrida e eu consegui visualizar a conexão entre diversos momentos da minha biografia que me fizeram traçar a linha que me trouxe até o momento atual. Eu me reconectei com a vontade de atuar para diminuir as desigualdades e injustiças sociais a partir da mudança de oportunidades para crianças e adolescentes. Me aproximar das famílias que têm suas filhas e filhos afastados judicialmente me fez refletir sobre meu papel no mundo e como eu coloco minhas capacidades e saberes à serviço do futuro que eu sonho.

    Flora Cytrynowicz

  • Entre as várias opções disponíveis no mercado, o que me fez escolher a FEF foi a visão social e contextual que eu sabia que teria aqui. Como branca, privilegiada e todo esse rolê de uma bolha totalmente fora da realidade do mundo, eu queria ter uma visão mais profunda e madura a respeito das tramas sociais, dos contextos diferentes do meu. A intenção não era só reforçar o conhecimento que eu já tinha adquirido em livros com o certificado, mas expandir e aprofundar eles através desse olhar mais completo e profundo que levaria em consideração contextos político, econômico, social, cultural. E isso foi realmente o que mais me agregou participar desse grupo. E sou muito muito grata por ter tido a consciência de, mesmo querendo o certificado, não ter optado apenas por um curso que me daria uma nova profissão. Mas por um que me deu todo um novo olhar para as relações.

    Ana Marquez

  • O programa do curso me cativou apresentando a existência de um recorte de classe, gênero e raça. O meu jeito de acolher mulheres mães não poderia mais estar enquadrado em uma caixinha branca e de classe média. O meu compartilhar não cabia mais em fórmulas, porque elas não cabiam mais nem pra mim. Se a culpa não é da mãe, é de quem? Se quero aliviar para as mulheres sem deixar crianças desamparadas, faço o que? A transformação precisa ser coletiva.

    Bruna Todeschini

  • Eu não fiz a formação com o intuito de atuar na área, eu fiz para ampliar minha visão na relação com o meu filho. Acontece que esse curso foi para além, e também despertou em mim a “minha primeira pessoa”, eu mesma.

    Fernanda Nascimento

  • As aulas e os encontros mensais foram momentos de muito aprendizado. É sempre muito gostoso escutar mulheres falando de temas importantes para a nossa construção social de humanidade e de sociedade. As discussões traziam sempre pontos de vistas interessantes para (re)pensar nossos “eus”, “nós” e “a coletividade.” Rever criticamente nosso papel no universo particular e público. Parece uma contradição, mas depois desse ano todo na formação, para mim, uma das perguntas que sustento ao final desse ciclo com a FEF é justamente a pergunta que tinha no começo da jornada: o que são estudos familiares? E (talvez) qual a minha participação nesse universo? Claro que hoje não olho para essa pergunta do mesmo lugar de um ano atrás, mas ainda sem resposta a sustento. E é potente isso. Como pesquisadora, sempre me deparo com perguntas. Em grande parte das vezes o mais difícil do processo de pesquisa é elaborar boas perguntas. Perguntas que mesmo que não se tenha uma resposta única ou objetiva nos apontem caminhos e nos sirvam de pontos de luz para seguirmos navegando pelo mundo.

    Carol Costa

ALGUMAS PERGUNTAS

  • Iremos entrar em contato com você no dia 22/5/2023 para enviar o link do grupo no Telegram. Então fique atenta/atento ao seu email, verifique a caixa de spams e, caso não receba este email até às 23h59 do dia 22/5/2023, mande um email para pedro@redeamparo.com.br

  • O conteúdo das aulas gravadas será disponibilizado no Google Classroom, uma plataforma muito simples: adicionamos seu email e você acessa a área de aulas com este email. Para sua e nossa segurança, este link é individual para cada estudante e não pode ser compartilhado fora da FEF.

  • Este é o grupo de conexão, partilha, aprendizados conjuntos. Mas avisamos: não é um grupo para gerar mais angústias a quem, como nós, já está em tantos grupos. A ideia é que este grupo seja usado por cada pessoa dentro da sua disponibilidade e dedicação.

  • Iremos divulgar internamente no nosso grupo do Telegram. São profissionais incríveis que irão trazer perspectivas transformadoras para repensarmos as relações familiares.

  • Este grupo é composto por pessoas que fizeram a FEF nas turmas 1 e 2. São pessoas que, além de terem cursado a FEF, têm uma prática relevante, especialmente nas questões de gênero, raça, identidade e território. São estas pessoas que conduzem as intervisões a partir de fevereiro de 2024 (mas estarão conosco em todo o processo).

  • Sim, 60 pessoas inscritas. Caso este número não seja atingido, não haverá turma.

  • As bolsas obedecem a uma premissa de paridade racial. Se você é uma pessoa preta, entre em contato conosco para pleitear. Você poderá dividir o valor aplicado à Bolsa em até 12x. Antes de pleitear a Bolsa, observe as datas, durações e informações das aulas gravadas e encontros ao vivo para se certificar de que irá conseguir estar conosco na FEF (exemplo: os encontros têm em média 2 horas de duração, no Zoom – verifique se irá conseguir estar presente!). Isso é importante para o fluxo e êxito da sua Formação.

Pedro Barros Fonseca, co-fundador da Rede Amparo

Cuidar das emoções no ambiente familiar tem impacto social e político. Um núcleo familiar que nutre relações saudáveis é um convite a toda a sociedade para repensar suas interações, seus diálogos, suas construções coletivas. E se há uma célula primordial a ser tratada para que esta engrenagem social funcione de forma mais harmônica, certamente esta célula é a família.